quarta-feira, 19 de março de 2014

Plano de aula: Técnica de produção de texto argumentativo a partir de esquema lógico pré-estabelecido



Plano de aula
Rita Vasconcelos              Língua Portuguesa
Turmas: 2º ano ensino médio           Duração: 2 aulas
Tema: Produção de texto argumentativo: “Por que as pessoas mentem na internet”

Justificativa: Após a correção dos textos dos alunos feitos segunda Proposta de redação diagnóstica, verificou-se que um dos principais problemas apresentados foi o de organizar as ideias de forma a conduzir o leitor por uma linha lógica de raciocínio que culmine na conclusão desejada. Este plano de aula buscará auxiliar o aluno a vencer essa dificuldade e melhorar sua escrita nas produções futuras.

Objetivos:

  • Aprender uma nova estratégia que auxilia a produção de textos mais coesos e coerentes: a produção antecipada de um “esquema” ou “esqueleto” do texto que sirva como guia para sua produção.
  • Produzir um texto argumentativo seguindo um esquema preestabelecido que levará à organização das ideias de forma a conduzir o leitor por uma linha lógica de raciocínio que culminará na conclusão desejada referente ao tema em questão.

Recursos: quadro e pincel.

Avaliação: correção das produções de texto.

Práticas:


1.  Comentar com os alunos sobre a avaliação das produções de texto feitas anteriormente


Nas minhas turmas o diagnóstico foi o seguinte:

  • Pontos positivos:
  • Ideias originais;
  • Poucos erros quanto à ortografia e uso de variações linguísticas inadequadas;
  • Capacidade de dissertar sobre um tema sem que haja muita pesquisa ou discussão anterior.

Pontos negativos:

  • Ausência de paragrafação;
  •  Ideias desorganizadas;
  • Argumentos fracos ou ausência de argumentos;
  • Título igual ao tema ou não relacionado ao texto;
  • Falta de conexão entre as partes do texto;
  • Ideias incompletas e repetições desnecessárias;
  • Falta de introdução adequada e solução para o problema.
2. Explicar qual será a dificuldade especifica a ser trabalhada nesta aula: organização lógica das ideias.


3. Apresentar a produção de um “esqueleto do texto” como estratégia para garantir a produção de um texto com ideias bem organizadas.

4. Fazer no quadro o “esqueleto do texto” para o tema “Por que as pessoa s mentem na internet”.

Introdução: Contexto
1º parágrafo: Contexto atual: o que fez surgir os relacionamentos virtuais? Como eles acontecem?
2º parágrafo: Problema: as pessoas mentem na internet? Sobre o que elas mentem?

Tese: opinião
3º parágrafo: por que as pessoas mentem pela internet?
Opção 1: insatisfação pessoal .
Opção 2: necessidade de impressionar e/ou ser aceito.

Desenvolvimento: Argumentos
4º parágrafo:
Argumento opção 1: ideal de beleza e sucesso inalcançável gera frustração. Só a Internet permite viver um personagem perfeito.

Argumentação opção 2: na internet  é preciso se destacar para atrair. O que gera interesse é beleza e sucesso. Se você não tem, mente.

Conclusão e solução
5º parágrafo: Já que as pessoas mentem pela internet, os relacionamentos virtuais são positivos? Qual a solução para o problema?

5. Pedir que os alunos produzam textos argumentativos seguindo o “esqueleto” apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário