sábado, 12 de janeiro de 2013

Webquest: uma nova metodologia



Nestas férias estou trabalhando na criação de um projeto para o 
uso de Blogs como ferramenta pedagógica. Para isso tenho buscado diferentes informações e assim me preparar melhor para esse desafio.
Numa dessas minhas buscas encontrei um vídeo explicando sobre uma metodologia de ensino denominada Webquest e, como achei que poderá ser uma recurso importante na minha empreitada, pesquisei mais sobre o assunto e encontrei um artigo muito interessante e explicativo sobre o tema e agora compartilho esse material com vocês.
 
 


O que é WebQuest? 

A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Desse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
Podemos distinguir seis elementos em uma Webquest:
Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.
Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho. 
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
A proposta de trabalho de uma WebQuest implica certas considerações por parte dos professores para a sua construção.

Orientações para construção de uma WebQuest   

Tempo 
- Qual é o tempo que podemos dedicar para atividade?
- Quanto tempo estimamos para cada etapa da atividade?

Recursos 
- Dispomos de computadores necessários na escola?

- Possuímos conexão com Internet?
- Os alunos possuem computadores em suas casas?

Participantes
- Qual a idade dos alunos? Quantos são? 

Organização
- É mais proveitoso que o trabalho seja realizado individualmente ou em grupo?
- Qual será o número de integrantes de cada grupo?

Temática
- Que tema do currículo queremos ensinar?
- Trabalhamos só com conteúdos de nossa disciplina ou realizaremos um trabalho interdisciplinar?

Atividade
- Construíremos essa atividade para: dar início a um novo tema, avaliar o progresso dos estudantes na aprendizagem de um tema já apresentado ou articular uma seqüência de conteúdos que trabalhamos?

Informação
- Na seleção do material para os alunos trabalharem, levamos em conta os critérios de validação de informação da Web?


Exposição
De que maneira queremos que, na finalização da atividade, os estudantes apresentem seus aprendizados?

Este texto é uma tradução do original publicado no Portal Educared Argentina, na seção Aulas Interactivas

Ensinar com internet - O que é Webquest?  <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233> Acesso em 12/01/2013 às 19:50.


 No link a seguir você poderá encontrar várias Webquest de diferentes áreas do conhecimento e destinadas a diferentes públicos, tudo isso de forma simples e rápida. http://www.webquestbrasil.org/criador2/

4 comentários:

  1. Gostei muito da ideia, acho que é uma forma a mais de enriquecer a aprendizagem. Tudo é válido.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por estar sempre prestigiando meu blog!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a ideia. Acho que tá na hora da gurizada começar a usar a internet com algo que preste e não só ficar dizendo e lendo baboseiras nas redes sociais.
    Seu comentário já está devidamente respondido lá no Expansão.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Rita,

    Adorei a temática do seu blog, super jovem e com boas colocações, sempre buscando refletir sobre temas educacionais. Parabéns.
    Pude observar que você conhece bem sobre a WebQuest, posso sugerir uma reflexão?

    É sobre como usar essa mídia nas turmas de 4º e 5º anos visto que os professores de séries iniciais sentem dificuldades em utilizá-la como recurso educativo por falta de atividades específicas.
    Que tipo de atividades na disciplina de português poderiam estar sendo desenvolvidas com o auxilio das novas tecnologias nesse contexto alfabetizador?

    Tenho certeza que muitos professores ficarão agradecidos pelas sugestões, pois essa é uma dificuldade comum na área.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...