quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Plano de aula: "Orgulho da minha herança"



Plano de aula

Rita Vasconcelos               Língua Portuguesa

Turma: 6º ano 1             Duração: 4 aulas

Tema: Orgulho da minha herança: Dia nacional da Consciência Negra


Justificativa: A Lei 10.639 de 2003 estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para promover ações que contribuam para a construção de um ambiente de valorização e respeito à diversidade racial e cultural.


Objetivos:

  • Compreender por que foi criado o Dia da Consciência Negra.
  • Refletir sobre a necessidade de se valorizar a beleza das raças compreendendo que ela vem da nossa herança cultural e genética.
  • Refletir sobre a necessidade de se valorizar e respeitar a diversidade racial e cultural.
  • Promover ações que inibam o preconceito, discriminação e racismo no ambiente escolar.
  • Divulgar e valorizar os ideais de Consciência Negra através da exposição de cartazes com poemas e imagens sobre o tema.

Recursos:

  • Sala de vídeo.
  • Cópias do questionário sobre o vídeo.
  • Papel crepom e lápis de colorir para confecção dos cartazes.

Avaliação:

  • Correção do questionário.
  • Exposição dos cartazes.

Práticas:

1. Introdução


(Explicar sobre a origem do dia da Consciência Negra e sobre os objetivos do projeto)


2. Cartazes:

(Confecção coletiva de cartazes com imagens, frases e  versos sobre a consciência negra.)


3. Vídeos: 


  • Assistir aos vídeos com as histórias da “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê, de Valéria Belém.
  • Responder aos questionários.
  • E refletir sobre a necessidade de se orgulhar do próprio cabelo, da pele, ou seja, de sua aparência física, porque ela resulta da herança que recebemos de nossos pais, avós. E se nos orgulhamos de nossa família, também devemos nos orgulhar da nossa raça.


Questionário 1: “Menina bonita do laço de fita”, Ana Maria Machado.


1. Como a menina da história era fisicamente?

2. Por que o coelho branco achava a menina bonita?

3. Por que o coelho branco resolveu ir conversar com a menina bonita do laço de fita?

4. Quais foram as respostas que a menina deu à pergunta do coelho branco: “Menina bonita do laço de fita, qual é seu segredo pra ser tão pretinha?”?

5. Por que a menina bonita deu essas respostas para o coelho branco?

6. Depois de receber as respostas da menina, quais foram as atitudes do coelho branco?

7. Qual era o verdadeiro motivo para a menina bonita do laço de fita ser tão pretinha?

8. Depois de saber o verdadeiro segredo da beleza da menina, qual foi a atitude do coelho branco?


Questionário 2: “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém.


1. Como Lelê era fisicamente?

2. Lelê gostava de sua aparência? Por quê?

3. Onde Lelê foi descobrir o motivo de seu cabelo ser daquele jeito?

4. Por que o cabelo de Lelê era daquele jeito?

5. Qual foi a reação de Lelê depois que descobriu o motivo de seu cabelo ser daquele jeito?

6. O que a história de Lelê e da Menina bonita do laço de fita tem em comum, e o que essas histórias têm de diferente?

Um comentário:

  1. Olá professora Rita. Sou Cristina.Tenho o Linguagem e Afins onde posto sugestões literárias para professoras do ensino infantil e anos iniciais do fundamental. Hoje parei aqui...Gostei muto de seu trabalho. Esta acima, em especial vou indicar na obra em questão. Você tem sugestões para os pequeninos??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...