quarta-feira, 8 de abril de 2015

Exercícios sobre Tipos de Sujeito e Orações sem sujeito



1.    Nas orações a seguir, identifique o sujeito e o predicado, circule o núcleo do sujeito e classifique-o em simples ou composto, como no exemplo.
A pesca/                                               estava proibida.
Sujeito simples                                    predicado.

a.    Uma amizade verdadeira é como uma alma em dois corpos.
b.    Ele subiu para o quarto.
c.    Minha mãe estava uma fera.
d.    O cão e o gato não incomodavam ninguém.
e.    A confiança em amigos sinceros é fundamental na vida das pessoas.
f.     Os depoimentos dos jovens foram colhidos nessa manhã.
g.    A amizade e o amor são sentimentos recíprocos.
h.    Eu e minha mulher fomos a uma festa.
i.      Nós somos amigos desde a infância.

2.    Classifique os sujeitos das orações a seguir em simples, composto, desinencial ou indeterminado.

a.    Eram todos uns pobres ignorantes.
b.    O sargento e o cabo nos ensinaram a atirar.
c.    Levaram-me para uma casa velha.
d.    Suspenderam um instante a música.
e.    Bebe-se muito no carnaval.
f.     Passava pela estrada um comboio do sertão.
g.    Paula Fernandes e Carlinhos Brown estão entre os indicados ao Grammy.
h.    Nunca fui sorteada.
i.      Não vai levar o prêmio?
j.      Querem me curar do que eu não sofro.
k.    Você e eu somos iguais.
l.      Vamos nos encontrar mais tarde.

3.    Classifique o tipo de sujeito de cada oração a seguir.

a.    Haverá uma reunião entre os integrantes do grêmio estudantil.
b.    Nós nos respeitamos mutuamente.
c.    Ninguém sabia a resposta.
d.    Hoje está mais frio do que ontem.
e.    Faz dois anos e meio que namoramos.
f.     O dia amanheceu diferente para Poliana.
g.    Agora são exatamente dez e trinta e cinco.
h.    Senti um calafrio de repente.
i.      O velho prédio foi demolido.
j.      O dia estava ensolarado.
k.    Precisa-se de mentes criativas.
l.      Invadiram e roubaram a escola.
m.   Esta noite relampejou, mas não choveu.
n.    Há três anos não visito meus avós.
o.    Luiza já morava nos Estados Unidos havia dois anos.
p.    Há coisas que devem ser ditas com jeito.
q.    Hoje, homens e mulheres disputam vagas no mercado de trabalho.
r.     Choviam crianças na distribuição de brindes.
s.    Já amanheci cansado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário