quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Atividade diagnóstica: Produção de perfil pessoal para blog



Plano de aula
Rita de Cássia Vasconcelos       Língua Portuguesa
Turmas: 1º anos do ensino médio Duração: 2 aulas
Tema: Atividade diagnóstica

Justificativa: Antes de fazer o planejamento anual e iniciar os trabalhos com a turma, é necessário verificar que habilidades eles já consolidaram e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas ou retomadas para que dessa forma as aulas sejam pensadas considerando as reais necessidades de cada turma.

Objetivos e avaliação: Identificar o nível de desenvolvimento de cada turma no que diz respeito à utilização da linguagem de forma contextualizada. Para isso serão avaliados os seguintes aspectos da construção textual dos alunos:

 ®     Paragrafação e pontuação.
®     Ortografia.
®     Sintaxe.
®     Coerência e coesão.
®     Conhecimento da estrutura textual do gênero em questão.

Estratégias: Produção de texto descritivo e visual.
Atividades 1:

Imagine que você está criando um blog no qual você irá falar sobre suas experiências pessoais, como se fosse um diário online. Como primeira postagem você irá criar um perfil pessoal, ou seja, um texto falando sobre você.
Para começar escolha 5 frases que tenham a ver com sua personalidade, que ajudem a entender quem você é, que representem aquilo em que você acredita, gosta, sonha e escreva em seu caderno.
Se a frase não for sua coloque-a entre aspas e o nome do autor. Você pode entrar no Facebook pelo seu celular para procurar frases. (Professor poderá levar folhas com exemplos de frases para os alunos escolherem ou se inspirarem).
Agora produza um texto com 6 parágrafos. No primeiro parágrafo você fará uma introdução explicando qual o objetivo do seu texto, e nos outros 5 apresentará cada uma das frases escolhidas e uma reflexão explicando por que tal pensamento tem a ver com você, por que você gosta, acredita nesse pensamento.
 Crie um título para seu texto e assine no final. Faça o texto em uma folha separada.

Atividade 2: 
Para ilustrar a sua postagem, crie numa folha sulfite, um desenho, uma montagem ou uma colagem representando você: sua personalidade, estilo, gostos, sonhos, interesses, ídolos, ideais, etc. (Pedir para fazerem em casa).
Os trabalhos serão expostos em um mural no pátio da escola.

Exemplo de texto

Quem sou eu

Em redes sociais como o Facebook as pessoas vivem postando imagens e frases que, se não dizem tudo, certamente dizem muito sobre sua personalidade, sobre quem elas são. Pensando nisso vou tentar descrever quem sou através de 5 frases que postaria no Facebook.
Fazer a coisa errada dá dois trabalhos: o de fazer e o de consertar. Pode parecer filosofia de preguiçoso, mas eu sou a favor de economizar energia. Se eu tenho capacidade mental suficiente para discernir entre o certo e o errado, por que eu vou optar pelo errado e correr o risco de ter que consertar (gastando tempo e energia) tudo de novo?
Você não precisa ser o melhor, precisa fazer o seu melhor. Meu pai é quem diz isso e é esse o pensamento que rege minha vida. Em tudo que vou fazer, seja na vida pessoal, seja na profissional, desde uma tarefa simples a uma mais complexa, eu tento fazer sempre o melhor que consigo. Se não for bom o suficiente, bem... “Me desculpe, foi o melhor que pude fazer e por isso tenho a consciência tranquila”.
“Olhai os lírios do campo, eles não plantam nem ceifam, e nem o rei Salomão se cobriu como eles”. Mateus 6: 28-29. Quando eu começo a ficar preocupada com algum problema que está fugindo ao meu controle, eu penso nessas palavras e lembro que Deus não desampara seus filhos. Se ele não deixa que falte nada nem aos pássaros, acaso deixará faltar alguma coisa aos seus filhos?
As pessoas são sempre prioridade. Se eu tiver que escolher entre trabalhar mais para ter mais dinheiro e passar mais tempo com as pessoas que amo, eu sem dúvida vou escolher ganhar só o suficiente, mas vou passar mais tempo com minha família.
Libere boas energias no universo para receber o mesmo de volta. Eu acredito que nossas ações movimentam o universo. Se você age de maneira positiva diante da vida, o universo se move da mesma maneira e boas energias voltam para você. Ação e reação.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire. A educação, seja na escola, ou em casa, ou onde for é a forma de tirar as pessoas das sombras da ignorância e fazê-las ver o mundo de forma crítica e possam ter a consciência de que podem interagir e intervir no mundo e assim transformá-lo.
Rita Vasconcelos. 
Exemplos de ilustrações


Um comentário:

  1. Ei Rita
    Gostei muito do seu espaço, pois as sugestões de atividades são muito boas. Um blog colorido que a gente percebe o seu carinho e a sua dedicação em relação ao ensino da Língua Portuguesa. Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir