quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O despertar da Cidadania através do Hino Nacional

Projeto desenvolvido com os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, na escola Oscar Prados, em 2013.
 
Plano de aula
Rita de Cássia Vasconcelos                                           Língua Portuguesa
            Turma: 1o anos do ensino médio                                              Duração: 6 a 7 aulas.
Tema: O despertar da Cidadania através do Hino Nacional
Justificativa:
“Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de cidadania, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e o respeito à Nação Brasileira. Como ponto de partida para o desenvolvimento desta “consciência cívica”, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno. O Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil. É uma poesia metafórica, em forma de música, que representa a nossa pátria e o povo que aqui vive. É também uma mostra de valores da nossa cultura, história e sociedade. Nele, está retratada a grandeza do nosso país, por si próprio e a importância das riquezas naturais do nosso território. A letra do hino é extensa e carregada de palavras pouco usadas no cotidiano, como “lábaro”, “colosso” e “impávido”. Com isso, muita gente tem dificuldade na memorização de todos os termos. Este trabalho é também para que os alunos tenham um olhar crítico e possam interpretar e compreender o que o autor quis dizer.
Como justificativa também temos o projeto de Lei nº 12.031 de 21 de setembro de 2009, que “Altera a lei nº 5,700, de 1º de setembro de 1971, para determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental”.

Objetivo:
  • Levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor  e o respeito pela nação e o sentimento de cidadania, tornando-se multiplicador desse patriotismo.
  •  Resgatar o respeito ao Hino Nacional como dever cívico e cultural entendendo-o como símbolo da identidade nacional e homenagem ao povo, à pátria;
  •  Refletir criticamente sobre a importância de resgatar valores cívicos e morais e sobre o nosso papel como cidadãos na construção de uma nação brasileira justa e próspera;
  • Refletir criticamente sobre o significado de pátria;
  •  Ampliação do vocabulário;
  • Conhecer a história do Hino Nacional Brasileiro;
  • Conhecer o Hino Nacional Brasileiro compreendendo a letra e seu significado.
Tópicos envolvidos:
  • Análise semântica e sintática.
  • Leitura , interpretação e produção textual.
  • Intertextualidade.
  • Produção de texto.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico.
  •  Reflexão sobre ética, valores, civismo, patriotismo.
Recursos:
§         Letra do Hino nacional Brasileiro (capas dos livros).
§         Letra da música “Pátria Minas”
§         Dicionários, som e cd com gravação do hino Nacional Brasileiro e da música “Pátria Minas”.
§         Folhas sulfite, cola, tesouras, lápis de cor, etc.

Avaliação: O aluno será avaliado quanto à sua:
§         Presença e participação em todas as etapas do projeto,
§         Correção das produções de texto,
§         Trabalho em grupo e montagem do mural,
§         Postura na solenidade de execução do hino.

1.       Introdução: (Debate - mesas em círculo)
®     Quem sabe a letra do Hino Nacional Brasileiro de cor levanta a mão.
®     Quem sabe 100% o significado da letra do Hino Nacional levanta a mão.

Em 21 de setembro de 2009 foi aprovado o projeto de Lei nº 12.031 que determina a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino básico.
Mas A letra do hino é extensa e carregada de palavras pouco usadas no cotidiano, como “lábaro”, “colosso” e “impávido”. Com isso, muita gente tem dificuldade na memorização todos os termos e compreender o que aquelas palavras significam.
Então este projeto que vamos realizar juntos tem como objetivo analisar o hino criticamente para que possamos primeiramente compreender o que o autor quis dizer, e também resgatar o patriotismo e o respeito à Nação Brasileira, entendendo que o Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil e representa, através de metáforas, a nossa pátria, o povo que aqui vive. Sendo também uma mostra de valores da nossa cultura, história e sociedade.

2.       O gênero literário Hino:
Mas para compreender o Hino Nacional, precisamos primeiro saber o que é um hino e para que ele serve.

a.      O gênero: Hino é uma composição musical feita para idolatrar, venerar, homenagear, exaltar.  O Hino pode ter espírito religioso, patriótico, deposrtivo ou outros. (Passar no quadro).
b.     A função: Os símbolos nacionais como a bandeira e o hino transmitem o sentimento de união nacional, buscam mostrar a soberania de um país, e tem a função de representar a identidade de uma nação, ou seja, sua história, seus valores, suas riquezas, seu povo.  (Passar no quadro).
c.      História do Hino Nacional Brasileiro: A harmonia e composição musicais foram criadas por Francisco Manuel da Silva em 1831, em comemoração à abdicação de Dom Pedro I. Essa melodia foi acompanhada por diferentes letras ao longo do tempo até que em 1909, através de um concurso, o poema escrito pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada passou a ser a letra do hino. Com o centenário da Independência do Brasil, em 1922, o então presidente Epitácio Pessoa adquiriu a propriedade plena e definitiva da letra do Hino e por decreto tornou-o oficial.  (Professora lê)

3.       O que o Hino representa:
Já sabemos que o hino busca mostrar a soberania, a identidade, a história, os valores, as riquezas de um país. Mas o que isso significa isso? Vamos fazer essa reflexão respondendo às seguintes questões: (Oralmente)

a.      O Hino é um símbolo de um país, mas o que é um país?
b.     Quem constrói a história, a cultura, os valores, a identidade de uma nação?
c.      Que valores, atitudes, símbolos, etc. representam a identidade do povo brasileiro?
d.     Os valores que caracterizam o povo são o pilar sobre o qual a nação é construída. O Brasil está sendo construído sobre pilares sólidos? Por quê?

4.       Compreendendo o Hino: Vamos refletir sobre o que diz nosso Hino e entender que identidade nacional é representada nele.

HINO NACIONAL
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva

a.                 Escrever em folhas de papel as palavras do hino cujo significado é desconhecido. Dividir a turma em grupos e distribuir as palavras. Pedir que os grupos busquem no dicionário e anotem no caderno o significado das palavras. Escrever as palavras no quadro e pedir que os alunos ditem os significados para a professora anotar. Pedir que todos os alunos anotem os significados de todas as palavras.

 Vocabulário
1.       Plácidas: serena calma

2.       Brado: grito

3.       Retumbante: forte, que provoca eco.

4.       Fúlgidos: brilhante, reluzente, luminoso.

5.       Penhor: garantia, segurança.

6.       Seio: centro, coração, solo.

7.       Salve: saudação, viva!

8.       Vívido: animado, ardente, cheio de vida.

9.       Límpido: claro, transparente, sem nuvens.

10.   Resplandece: brilha.

11.   Impávido: tranquilo calmo.
12. Colosso: estátua de enormes dimensões, gigante.
13.   Esplêndido: magnífico, admirável, deslumbrante.

14.   Fulguras: fulgurar (reluzir, brilhar).

15.   Florão: ornamento em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso, bonito da América.

16.   Garrida: enfeitada, bela, que chama a atenção.

17.   Lábaro: estandarte, bandeira.

18.   Ostentas: ostentar (exibir, mostrar com alarde).

19.   Flâmula: bandeira.

20.   Glória: honra, fama, grandes feitos, vitória, soberania.

21.   Clava: é um tipo de arma, um porrete, e representa a mobilização do exército, entrar em guerra.


a.      Escrever cada estrofe do hino em uma folha de papel. Entregar uma estrofe para cada grupo que deverá interpretar e escrever na folha o que entenderam que aqueles versos quiseram dizer. Entregar as interpretações para o professor que irá ler e comentar junto com os alunos para verificar se a interpretação está adequada.

b.      Cada grupo irá reescrever sua estrofe do hino, fazendo uma versão simplificada, ou seja, com linguagem contemporânea e mais informal buscando explicar o significado de tais versos com base nas interpretações e reflexões feitas. Anotar o rascunho no caderno e pedir a correção do professor. Cada grupo irá escrever seus versos em uma folha sulfite e ilustrá-la para anexar ao mural que a turma construirá posteriormente.

5.       Reflexão sobre o significado do hino: (Debate – mesas em círculo)
Após termos compreendido a letra do nosso Hino, e sabendo que sendo um símbolo nacional ele tem o objetivo de representar a identidade, a história, os valores, as riquezas, da nossa nação; vamos refletir: (Oralmente)

a.     Que riquezas do Brasil são representadas no hino?
b.     Como é o nosso povo, a nossa gente, segundo a letra do nosso Hino?
c.      Segundo o Hino Nacional que tipo de país é o Brasil?
d.     Você acha que nosso Hino está de acordo com a realidade do nosso país? Por quê?
e.     O que você acha que deveria mudar: a letra do Hino ou a postura, os valores do povo? Por quê?

6.       Reescrevendo o Hino:
Se você fosse escrever uma nova estrofe para acrescentar ao nosso Hino, como ela seria?

a.                 Em duplas ou trios, os alunos irão escrever uma nova estrofe (4 ou 5 versos). Farão um rascunho que será corrigido pelo professor e depois colocarão em folha sulfite e ilustrarão para compor o mural da turma.

 7.       Intertextualidade: Ouvir a música

Pátria Minas


Marcus Viana

Pátria,
Pátria é o fundo do meu quintal.
É Broa de milho,
E o gosto de um bom café.

Pátria,
É cheiro e colo de mãe.
É roseira branca,
Que a vó semeou no jardim.

Se o mundo é grande demais,
Sou carro de boi,
Sou canção e paz,
Sou montanha entre a terra e o céu,
Sou Minas Gerais.

São águas, montanhas e um fogão a lenha,
A cerâmica e o canto do Jequitinhonha;
São igrejas, são minas;
É o barroco, é Ouro Preto;
É maria-fumaça.
Eta, trem bão mineiro!

Diamantina, Caraça, Gruta de Maquiné,
Cascadanta caindo, Congonhas do Campo,
São João Del Rei, Sabará, Tiradentes,
Igrejinha da Pampulha,
Minha Belo Horizonte.

Se o mundo é grande demais,
Sou carro de boi,
Sou canção e paz,
Sou caminho entre a terra e o céu,
Sou Minas Gerais.

Atividade (no quadro)
1.       O que o autor da letra quis dizer ao afirmar que pátria para ele são coisas como “o fundo do quintal”, “o cheiro e colo de mãe”, etc.?
2.       E para você, o que é pátria? Faça uma lista.
3.       Agora, com base na lista que você produziu, faça um “Hino à sua pátria”, ou seja, um poema homenageando aquilo que você considera sua pátria. O poema deve ter no mínimo 10 versos, podendo ter rimas ou não. Faça um rascunho e, após a correção, passe a limpo numa folha sulfite e ilustre.

8.       Mural:
Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo ficará responsável pela montagem de uma parte do mural.
®    1ª parte: Hino Nacional Brasileiro.
®    2ª parte: Hino Nacional “traduzido”.
®    3ª parte: Novas estrofes criadas pelos alunos.
®    4ª parte: Hino à pátria de cada um.
Disponibilizar tempo para que os alunos discutam e decidam como será montado o mural: ilustrações, textos, disposição dos textos, local, quem trará o material, quem executará a montagem etc. Líder do grupo anotará as decisões e entregará para a professora dar o visto. Marcar a data para montagem do mural. Cogitar possibilidade de montar no turno do tarde com supervisão da professora.

9.       Solenidade:
Na “inauguração”, ou seja, ao final da montagem do mural, a turma irá Ouvir o Hino Nacional Brasileiro, seguindo a postura exigida para tal solenidade, como forma de homenagear nossa pátria.

10.       Produção de Texto:
Produza um texto, em folha separada, de no mínimo 25 linhas colocando sua opinião sobre as seguintes questões:
b.      Que sentimentos o brasileiro tem hoje, com relação à pátria e aos símbolos que a representam (Hino, bandeira)?
c.       Que valores, atitudes, símbolos, etc. representam , caracterizam a identidade nacional atualmente?
d.      O hino nacional está de acordo com a realidade do nosso país? Por quê?
e.      O que deveria mudar? O hino ou os valores, atitudes do povo?

7 comentários:

  1. Ótimo projeto Rita... não vejo a hora de fazê-lo com meus alunos!!! Luciana Avellini

    ResponderExcluir
  2. Depois vc posta um comentário falando como foi a experiência, Lu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita,

    Gostei da letra "b" Compreendendo o Hino - Deixo uma sugestão: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SuROzdYLDB0

    Acredito que este video ilustra bem esta parte do seu projeto de aula.
    Abçs
    Poeta Eucajus

    ResponderExcluir
  4. Sinto saudades da minha imfancia, quando no inicio das aulas, ou de qualquer atividade cantavámos o hino Nacional com emoção e satisfação. Agora parece que a maioria das pessoas nem sabem o que o hino Nacional e nem o que ele representa, para nós os brasileiros, precisa passar isso para as professoras, que encinam para os alunos o hino Nacional antes e depois das aulas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito e trouxe para a minha escola! Obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, vou adaptá-lo a realidade dos meus alunos para a copa.Obrigada pela ajuda.Sueli

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Adorei as atividades e irei adaptá-las para os meus alunos do 6° ano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...